Guia de Tendências 2022-2023 orienta sobre consumo e mercado

Com o enfoque “Tempos pandêmicos e a previsão pós pandemia”, o Sebrae/PR disponibiliza o Guia de Tendências 2022-2023. Destinado aos empreendedores das micro e pequenas empresas, a publicação apresenta as transformações de mercado no pós-pandemia. O acesso é gratuito de pode ser baixado no https://www.sebraepr.com.br/tendencias/.

“No site, as pessoas terão acesso às principais tendências comportamentais e mercadológicas, cases de empresas que se reinventaram na pandemia e conteúdos atualizados em vídeos e textos”, explica Maurício Reck, consultor do Sebrae/PR.

O Guia é um auxílio para que os empreendedores possam planejar suas ações adaptadas às novas realidades. Dividido em dois grandes blocos: um aborda o comportamento e consumo, com temas como a vida conectada, celebracionismo, casa e vida em ordem e “compensando o caos”. O outro grande tema, focado em mercado e gestão, apresenta novos posicionamentos, mundo digital, novos modelos de negócios, economia da sustentabilidade e a inclusão para expandir mercado.

Dentro de cada bloco foram elencadas as macro e microtendências para os próximos anos de acordo com o comportamento do consumidor. Segundo Maurício, para construção do guia foram buscadas informações de relatórios de tendências feitos por diversas empresas de tecnologia e estudos no mundo. “Com essa base, foi realizada uma curadoria de informações mais relevantes com foco nos pequenos negócios”, destaca Reck.

Macro e microtendências
O Guia de Tendências está dividido em nove macrotendências e mais de 40 microtendências. As macrotendências estão relacionadas às mentalidades comportamentais originadas pelas necessidades da sociedade. “Essas mentalidades têm proporções tão grandes que passam a afetar, simultaneamente, uma vasta gama de setores da indústria e por um prazo mais longo, de 15 a 30 anos”, explica Reck.

O conteúdo apresenta também um contexto da atualidade, das gerações (como os boomers, milenials e a Geração Z) que convivem entre si, da globalização e digitalização da informação e de saúde mental. Também há um glossário para facilitar o entendimento de termos em inglês e relacionados às novas tendências digitais e dos negócios.

Inovações tecnológicas, ambientais, opiniões diferentes sobre raça, gênero, religião, questões políticas que estão nos centros dos debates atuais foram assuntos levados em conta para formatação do conteúdo disponível.

Um assunto latente no guia é a inclusão, desde questões raciais, sociais, com foco nas pessoas com deficiência (PcD), até Pet Families, que buscam programas em que seus pets estejam inseridos, como hotéis e restaurantes.

Fonte: Agência Sebrae

investsmartxp