História da CDL Natal

Conheça nossa história de mais de 60 anos

História

Com quase 60 anos de fundação, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) faz parte da história da evolução e do desenvolvimento do comércio da capital potiguar. Fundada em 1º de maio de 1961, a época com denominação de Clube de Diretores Lojistas de Natal, é uma entidade civil sem fins econômicos e sem filiação político-partidária ou religiosa, e reconhecida como utilidade pública

É integrante de um sistema confederativo, constituído pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), das Federações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), em cada Estado brasileiro, das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL's), de âmbito municipal e das CDLs Jovens, também de âmbito municipal.

No ano de 1994, seguindo os preceitos da entidade maior CNDL/FCDLRN, o Clube teve sua nomenclatura modificada para Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal, lhe proporcionando maior representatividade junto aos poderes executivo, legislativos, judiciários e a sociedade de modo geral.

Por meio dos presidentes e das diretorias tem contribuído para o crescimento e modernização do comércio. Com sua fundação, foi constituído também o Serviço de Proteção ao crédito - SPC, departamento que ao longo do tempo, se transformou em um dos mais importantes para o setor e para Entidade.

A CDL Natal atuou e atua até hoje como protagonista na evolução do comércio, desde o crescimento das vagas e oportunidades de empregos, do perfil dos comércios e do setor de crédito. Viveu-se a mudança do centro comercial da Ribeira para o Centro da Cidade e Alecrim, posteriormente a geração de abertura dos shoppings centers, das vendas online e a digitalização do comércio. Nesse cenário, uma coisa não mudou, a missão da Entidade, de defender o interesse da classe empresarial, fortalecer o seguimento e devolver novas ações, produtos e tecnologias para o comércio.

Hoje a CDL Natal possui mais de 1.500 associados, dos mais variados seguimentos. É de fato a Casa do Empreendedor, que oferece serviços e apoio para todo e qualquer empresário. Com o slogan "Se sua vida é empreender a CDL é para você" a instituição reitera o compromisso de representar e trabalhar para o desenvolvimento e fortalecimento do setor de comércio e serviços, como também o de promover o desenvolvimento do mesmo.

São quase 60 anos de história

28 Presidentes

28 Diretorias

Grandes lideranças empresariais presidiram a CDL Natal.

• Reginaldo Teófilo da Silva (Falecido)

• Rachid Hassan Lauar (Falecido)

• Joaquim Felicio de Morais (Falecido)

• José Resende Filho (Falecido)