Allyson Bezerra promete choque de gestão para tirar RN da nota C da Capag e atrair investimentos



Gestão, simplificação de licenças, investimento em tecnologia e qualificação da mão de obra foram apontados por Allyson Bezerra como pilares para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. No quarto e último encontro do Parlamento Empreendedor, promovido pela CDL Natal com os candidatos ao Governo, realizado nesta sexta-feira (11), ele defendeu a reorganização do Estado para recuperar a capacidade de investimento e criar um ambiente mais favorável à chegada de empresas.

Ao falar sobre as contas públicas, Allyson afirmou que o RN enfrenta um cenário de déficit e endividamento e precisa “fazer o dever de casa” para voltar a investir. A medida, segundo ele, é a simplificação de processos e licenças, que tornaram Mossoró mais atrativa para novos investimentos quando foi prefeito. Hoje, a capital do Oeste tem nota A na Capag, enquanto o Rio Grande do Norte possui nota C. José Lucena, presidente da CDL Natal, questionou em quanto tempo seria possível recuperar a capacidade de investimento. O candidato afirmou que os primeiros três meses de gestão serão de organização e planejamento, os seis seguintes de reformas necessárias e que pretende alcançar nota B em um ano de mandato.

A simplificação do Estado foi um dos pontos destacados na conversa com os empresários. Allyson defendeu a digitalização e a revisão dos processos que puderem ser simplificados e colocou tecnologia e inteligência artificial entre os diferenciais para a economia potiguar. Na avaliação do candidato, com a reforma tributária, a isenção fiscal perde força como instrumento de atração de empresas, tornando mais importantes a mão de obra qualificada, a tecnologia e uma legislação menos burocrática. “Ninguém vai querer investir em um Estado com uma legislação travada e difícil. Temos que simplificar ao máximo. Vivemos hoje esse travamento e não podemos continuar assim”, afirmou.

As demandas do setor produtivo também entraram na pauta. Heyder Dantas, primeiro secretário da FIERN apresentou a proposta de uma parceria para que o Senai participe da gestão do Atheneu, com o objetivo de transformar a unidade em uma escola de referência. O candidato demonstrou interesse e disse que pretende aprofundar a discussão. Na área urbana, o candidato também falou sobre o Alecrim e afirmou que pretende aplicar no bairro experiências de ordenamento e planejamento adotadas em Mossoró.

A formação de jovens foi outro ponto do encontro. Maria Luísa Fontes, vice-presidente da CDL Natal, chamou atenção para o desafio de aproximar os jovens das oportunidades do mercado de trabalho. Allyson citou programas desenvolvidos em Mossoró, como a formação em inglês com experiência internacional e iniciativas de capacitação profissional em parceria com Senai e Senac. Também defendeu o estímulo ao empreendedorismo como caminho para ampliar as oportunidades para a juventude. Ele apresentou ainda propostas relacionadas à atração de investimentos, parcerias público-privadas e aproveitamento das potencialidades do Estado em áreas como energia, mineração, petróleo, gás, turismo e tecnologia.

Com a participação de Allyson Bezerra, a CDL Natal encerrou a série de quatro encontros com os candidatos ao Governo. “Encerramos hoje essa série de encontros frente a frente com todos, numa conversa franca e de compromisso. A ideia é participarmos do governo, construir projetos juntos, fortalecer e desenvolver o RN. Não queremos nem podemos ficar à margem das decisões, afinal somos a mola propulsora do desenvolvimento”, afirmou José Lucena.

 

 


11 de setembro de 2026

Receba por email nossas novidades e fique por dentro

(84) 99494-6388

Telefone

Regua de marcas CDL e SPC

viva_o_centro
sebrae
logo_fiern
fecomercio_rn
sesc
logo_ascern
aeba
odont
start
unimed_natal
jvmcomunicacao
governo_do_estado
logo_govrn
senac
prefeitura_do_natal