
O setor de serviços do Rio Grande do Norte voltou a apresentar retração em novembro de 2025, registrando variação negativa de –0,3% no volume de atividades em relação a outubro. O resultado marca o segundo mês consecutivo de queda, após o recuo de –1,2% observado em outubro. Na mesma comparação, a receita nominal do setor caiu 0,2%.
Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta segunda-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No recorte específico das atividades turísticas, o levantamento aponta estabilidade no volume (0,0%) em novembro, considerando os dados com ajuste sazonal. Apesar disso, o setor apresentou crescimento de 1,2% na receita nominal no mesmo período.
Na comparação com novembro de 2024, o turismo potiguar manteve desempenho positivo, com alta de 4,2% no volume de atividades e crescimento expressivo de 10,2% na receita, indicando resiliência do segmento no médio prazo, apesar da desaceleração pontual.
No Brasil, o índice de atividades turísticas avançou 0,2% em novembro, na comparação mensal, registrando o quarto resultado positivo consecutivo. Com isso, o turismo nacional acumula ganho de 2,4% no período e se mantém 13% acima do nível pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020.
Segundo o gerente da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, Rodrigo Lobo, o resultado indica uma recuperação após perdas registradas entre maio e julho. “Em novembro, como o resultado foi muito próximo da estabilidade, não houve movimentos muito expressivos, mas as receitas dos restaurantes tiveram ligeiro predomínio sobre o recuo observado no transporte aéreo de passageiros”, explicou.
Apesar do recuo recente, o setor de serviços do Rio Grande do Norte acumula crescimento de 3,5% entre janeiro e novembro de 2025, com alta de 8,9% na receita nominal. No acumulado dos últimos 12 meses, o avanço foi de 4,2% no volume e 9,6% na receita, desempenho que colocou o estado na quinta posição no ranking nacional.
A próxima divulgação da PMS, referente a dezembro de 2025, está prevista para 12 de fevereiro.
13 de janeiro de 2026