Semana do Crédito oferece orientação aos pequenos negócios

A pandemia do novo coronavírus expôs um dos principais gargalos para expansão e desenvolvimento das micro e pequenas empresas no país: a dificuldade de acesso ao crédito. Para orientar empreendedores a ter mais acesso aos serviços financeiros de forma consciente e aproximá-los das instituições de crédito, o Sebrae promove no Rio Grande do Norte a Semana do Crédito entre os dias 3 e 7 de maio. A mobilização vai oferecer gratuitamente informações sobre linhas de financiamento, orientações para obtenção ou aplicação de recursos, simulação de empréstimos e agendamento de negociações com bancos e demais instituições financeiras. Para ter acesso, o interessado deve entrar na página https://www.rn.sebrae.com.br/creditoja/.

Os atendimentos poderão ser presenciais e on-line e terão como objetivo prestar orientação em relação à gestão financeira dos pequenos negócios e estimular a obtenção do crédito de forma facilitada e sustentável para evitar endividamentos e inadimplência. A mobilização é uma ação coordenada entre o Sebrae e agentes financeiros participantes da iniciativa, que atuam no Rio Grande do Norte: Agência de Fomento do Estado (AGN), Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica e Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob).

O empresário poderá fazer um agendamento de forma fácil e rápida para conversar com um agente de qualquer uma dessas instituições financeiras. “O objetivo maior será a orientação para que o empreendedor tome o crédito de forma consciente, aproximando ele das instituições de forma prática e ágil, através da nossa página virtual Crédito Já.  O empresário será colocado em contato direto com os agentes financeiros, de forma virtual ou presencial ”, informa o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti.

Além dos agendamentos e informações sobre produtos financeiros, a plataforma tem a ferramenta da simulação do empréstimo, que leva em conta o valor do financiamento, taxa de juros, carência e prazo para pagamento, dando informações importantes para decisão antes da tomada de empréstimo. Outro serviço oferecido que pode resultar em agilidade na análise da necessidade do crédito é a verificação das restrições cadastrais. Graças a uma parceria, durante a Semana do Crédito, com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e o SPC Brasil serão feitas análises cadastrais dos pretensos tomadores de empréstimos. “Assim, o empreendedor poderá fazer a consulta gratuita na Semana do Crédito, caso deseje verificar se existe alguma restrição no seu CPF ou CNPJ, antes de acessar à instituição financeira escolhida”, explica o diretor.

Ao acessar o endereço https://www.rn.sebrae.com.br/creditoja, o empreendedor terá acesso aos detalhes das principais linhas de crédito. A página virtual traz os detalhes das linhas de financiamento disponíveis com opções de crédito para diferentes objetivos, condições e taxas de juros, especialmente voltadas para os donos de micro e pequenas empresas solucionarem as dificuldades financeiras do empreendimento.

A plataforma lista toda a documentação necessária para se ter o financiamento aprovado, segundo o porte e segmento da empresa, sejam Microempreendedor Individual (MEI), demais empresas do Simples Nacional e integrantes dos regimes fiscais do Lucro Presumido e do Lucro Real. Mostra ainda as soluções que o Sebrae oferece, tanto para quem está em busca de empréstimos, quanto para os empreendedores que já obtiveram o recursos e precisam de orientação para aplicação do dinheiro ou pagamento das parcelas. Na landing Page, o empreendedor também terá acesso às capacitações, e-books e consultorias gratuitas.

03 de maio de 2021