CDL Natal comemora 60 anos de fundação e reafirma compromisso com o setor de comércio e serviços de Natal

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal completa 60 anos em meio ao maior desafio do setor de comércio e serviços, vencer a crise econômica provocada pela pandemia do Novo Coronavírus e manter ativa as empresas que geram emprego e renda na capital potiguar.

Hoje o setor de comércio e serviços representa 65% do PIB do Estado, e é responsável por74% das carteiras assinadas no Rio Grande do Norte. Engloba quase 190 mil empreendedores gerando 310 mil empregos formais e paga mais de R$ 600 milhões por mês em salários. É um setor que se reinventa constantemente com grande capacidade de recuperação.

Nos últimos 60 anos a CDL Natal tem sido protagonista da história do setor de comércio e serviços local, defendendo os interesses da classe empresarial, buscando fortalecer, desenvolver e capacitar os colaboradores do setor.

A entidade de classe foi fundada em 1º de maio de 1961 por um grupo de empresários que perceberam a necessidade de unir forças para fortalecer o seguimento. A época, denominada Clube de Diretores Lojistas de Natal era composto por empresários dos mais variados ramos de atividades. Após a fundação foi eleita à primeira diretoria, composta por Reginaldo Teófilo da Silva, Aderbal Soares Costa, Antônio Araújo Freire, Demócrito Coriolano de Medeiros, José de Queiroz Barros, e Walter Duarte Pereira. Essa diretoria teve como meta expandir o número de associados e conquistar a confiança da sociedade como um todo. O objetivo foi alcançado e perpetuado pelas diretoriais posteriores, que trabalharam para construir uma sede própria, para realizar convenções nacionais e regionais do comércio, para lutar pela criação de políticas públicas em favor do empreendedor, assim como leis que tornem a atividade de empreender menos burocrática e mais favorável.

Se nas primeiras décadas da sua história a CDL Natal se preocupava em expandir o número de associados, hoje busca modernizar a rede que integra a Entidade, atender as necessidades dos associados, gerar negócios dentro da CDL e criar um ecossistema positivo para quem empreende, com educação e legislação favoráveis, capital e diversidade de atividades dentre outras características.

O papel institucional e fomentador do comércio e serviços prevalecem até os dias de hoje. Todos os 27 presidentes e suas diretorias que administraram a Entidade escreveram parte da história vitoriosa da CDL Natal. Hoje consagrada como instituição representativa do setor de comércio e serviços não só pela classe empresarial, mas pelos formadores de opinião e sociedade civil.

A CDL Natal comemora o aniversário de 60 anos com olhar no futuro, e consciente do papel político, institucional e fomentador do comércio e serviços da capital potiguar e da Entidade. Sabedor da necessidade de dar um maior suporte ao associado para questões econômicas, da transformação digital do setor e das vendas, todas atreladas ao novo perfil do consumidor, cada vez mais exigente e antenado com as tendências mundiais.   “Vivemos nos 60 anos da CDL Natal a revolução do digital no varejo. A forma de comprar e vender é outra, jamais imaginada pelos empresários que fundaram a CDL. As prioridades podem até ter mudado, contudo a missão não. Defender o lojista, o empreendedor, e dar a eles condições de desenvolver seus negócios”, afirmou José Lucena, atual presidente da Entidade.

Fatos marcantes ao longo dos 60 anos

03 de maio de 2021