Vendas do comércio varejista sobem 0,9% em abril e varejo ampliado acumula alta de 4,7% no ano



De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o volume de vendas do comércio varejista avançou 0,9% na comparação entre abril de 2024 e o mês anterior. Já as vendas do varejo ampliado – segmentação que inclui atividades comerciais mais específicas, como a vendas de veículos, peças, materiais para construção, entre outras – registrou uma queda de 1,0% na mesma base de comparação. No acumulado do ano, que compara as vendas de janeiro a abril de 2024 com o mesmo período de 2023, observa-se um avanço expressivo nas duas segmentações, mesmo com o recuo do varejo ampliado na visão mensal. Pela série histórica do volume de vendas do comércio varejista, observa-se que as vendas alcançaram um novo recorde, ligeiramente acima do recorde anterior.

rn

Das 11 atividades segmentadas pelo IBGE, sete registraram alta das vendas na comparação entre janeiro a abril de 2024 e o mesmo período do ano anterior

rn

No acumulado de janeiro a abril de 2024, o segmento de “Veículos, motocicletas, partes e peças” liderou o avanço das vendas do comércio no país. O crescimento foi de 14,0% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Em seguida, aparece o segmento de “Artigos médicos e farmacêuticos”, com crescimento de 13,8%. Outra atividade importante com crescimento das vendas foi a de “Hipermercados e Supermercados”, com avanço de 5,6%. Das 11 atividades segmentadas pelo IBGE, sete registraram avanço das vendas e quatro apresentaram queda. No segmento de “Livros, jornais, revistas e papelaria”, a queda foi de 7,3% na comparação entre o período de janeiro a abril de 2024 e o mesmo período do ano anterior. O segmento de vestuário ainda registra queda no acumulado do ano, com recuo de 0,6%.


19 de junho de 2024

Receba por email nossas novidades e fique por dentro

4009-0000

Telefone


sicoob
start
96fm
artec
aeba
bwa__global
plugtech
odont
rapport
fecomercio_rn
governo_do_estado
sebrae
quant_capital
unimed_natal
viva_o_centro
sesc
rede
prefeitura_do_natal
cosern
senac
jvm
vox2you