Presidente e Diretor de comunicação da CDL Natal comentam as primeiras impressões sobre as tendências do Varejo vistas em Nova York



Os maiores especialistas em varejo do mundo participam a partir do dia 13 de janeiro em Nova York,  da NRF, a maior feira internacional de varejo. O evento é uma verdadeira imersão para os empreendedores.

O presidente da CDL Natal, José Lucena e o diretor de Comunicação da CDL Natal Bruno Félix, participam do evento e conversaram com a jornalista da CDL Natal, Luciana Tito, sobre a expectativa para o evento, e o que ele representa para quem vive do varejo.  

1- Segundo ano de NRF. A Feira começa mesmo no dia 13, e a comitiva da CDL Natal está aproveitando os dias antes, para realizar visitas técnicas às lojas e bares. Até o momento, o que chamou atenção do grupo?

José Lucena - Estamos no  segundo dia de visita técnica, e o crescimento constante do auto serviço , automação , além da expansão de grandes marcas com lojas de bairros e comunidade para se aproximar mais das pessoas se destaca. O foco no serviço, e  não no produto , também  nos chama atenção 

2- O que podemos falar por exemplo sobre atendimento ao cliente? O que vocês percebem em Nova York e comparam com as práticas realizadas aqui em Natal?

Bruno Félix - O atendimento com o contato físico e humanizado é mais frequente no Brasil e em Natal . O atendimento aqui é um tanto frio, mas ao mesmo tempo sentimos o direito do consumidor mais respeitado.

3- Em termos de layout das lojas, exposição dos produtos. O que podemos falar como algo inovador ou que encantou o grupo, afinal nosso grupo tem lojistas de segmentos variados.

Bruno Félix - Encontramos aqui algo que vem crescendo e se consolidando, a precificação e etiquetagem das prateleiras cada vez mais digital, evitando aquele trabalho manual de ter de trocar a etiqueta quando altera o preço. Tem ainda o investimento grande na iluminação das prateleiras com o neon e o lead dominando  nas lojas. Além da sinalização das prateleiras no sentido da altura. Ao entrar na loja, em uma visão 360, conseguimos ver a loja inteira , de onde está cada produto e serviço, e isso serve para facilitar o auto serviço.

Estamos em um grupo diverso, com empresários de vários segmentos do varejo, desde serviço a produtos, como por exemplo a Rio Center, Maré Mansa, Comjol, farmácia de manipulação, arquiteta especializada em varejo e a experiência tem sido muito rica para todos. 

4- Como Vocês da CDL Natal pretendem compartilhar com os empresários de Natal os aprendizados e descobertas adquiridas na NRF

José Lucena- A expectativa do grupo é grande. Veio para NRF uma delegação grande da CDL Natal , para que possamos retornar e repassar para nossos associados em especial  e da CDL Jovem, todas as tendências de comportamento de consumo para 2024.

Logo mais divulgaremos a data do nosso Pós-NRF, que deverá acontecer nos próximos dias, com vagas limitadas . Acredito que em poucos minutos as vagas serão preenchidas, porque quem vive do varejo precisa vir à NRF ou participar do nosso Pós-NRF para se destacar no mercado. Vamos levar uma curadoria de conteúdo. Abordado o melhor das tendências em layout, experiência do cliente, tecnologia e inovação, metaverso, inteligência artificial, e tantos outros temas que serão abordados aqui.  

5- Para quem vive do varejo, o que representa participar da NRF ou do Pós NRF?

Bruno Félix - É a oportunidade de  se atualizar, se antecipar às principais tendências de comportamento de consumo. A NRF é o maior evento do mundo do varejo.  O varejo do mundo se encontra aqui. As principais empresas de pesquisas, GWSN e Euromonitor International apresentam aqui durante a feira as suas principais pesquisas , mostrando em fatos, números, resultados, as tendências de comportamento do ano. O empresário que tem a oportunidade de viver essa experiência, em uma missão como essa, com o apoio do Sebrae do Rio Grande do Norte junto com a CDL Natal, ele consegue voltar para seu estabelecimento com a sensibilidade necessária , guardadas as devidas proporções, aplicar sim, muito do que é apresentado aqui. 

rn

O Empresário que ainda não teve a oportunidade de participar de um evento dessa grandeza , ele tem oportunidade na pós NRF da CDL Natal de receber esse conteúdo, essas informações de maneira diferenciada. 


15 de janeiro de 2024

Receba por email nossas novidades e fique por dentro

4009-0000

Telefone


vox2you
artec
quant_capital
bwa__global
jvm
viva_o_centro
prefeitura_do_natal
governo_do_estado
odont
96fm
aeba
start
unimed_natal
plugtech
rapport
senac
sesc
neoenergia
fecomercio_rn
rede
sebrae
sicoob