Disputa pelo trabalho aos feriados promete ser dura



Em uma semana que ninguém esperava nada, veio a bomba do Ministério do Trabalho: uma portaria que revoga a permissão de trabalho aos feriados para 14 categorias do comércio. A medida exige que para esses trabalhadores desempenhem as atividades nesses dias, é necessária autorização em convenção coletiva, negociada entre sindicatos e patrões.

rn

O golpe foi forte para o setor de comércio e serviços, mas a reação foi imediata e em dois atos.

rn

No primeiro, entidades do setor foram a público peitar a decisão do Ministério. CNDL, ABRAS e ABRASEL, quase que ao mesmo tempo, divulgaram nota repudiando a medida e denunciando os prejuízos para o setor.

rn

No segundo, a Frente Parlamentar de Comércio e Serviços acionou seus membros, o senador Efraim Filho (União-PB) e deputado Luiz Gastão (PSD-CE), para editarem, cada um em sua casa legislativa, um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que susta a Portaria do Ministério do Trabalho.

rn

Agora, é partir para o cabo de guerra!

rn

Essa disputa pelo trabalho aos feriados promete ser dura.

rn

Os Projetos de Decretos Legislativos são utilizados para regular as matérias de competência exclusiva do Poder Legislativo, e não precisam de sanção do Presidente da República. Em resumo, ele serve para controlar atos do Poder Executivo.

rn

Um PDL, portanto, não é pouca coisa. Talvez por isso, a inciativa do senador Efraim e do deputado Luiz Gastão precisem de muita mobilização. A aprovação necessita da maioria absoluta dos votos contra uma pauta que parece ser prioritária para o governo.

rn

 

rn

Mas calma! O drama não vale para todos.

rn

Em muitas localidades, mesmo sem obrigação legal, alguns sindicatos já haviam inserido em suas convenções coletivas a possibilidade de trabalho aos feriados. Os acordos valem até a próxima convenção. Quanto aos domingos, os efeitos da nova portaria não alcançam o que foi legislado em âmbito Federal.

rn

 

rn

 


17 de novembro de 2023

Receba por email nossas novidades e fique por dentro

4009-0000

Telefone


quant_capital
96fm
unimed_natal
artec
plugtech
vox2you
neoenergia
rede
rapport
viva_o_centro
aeba
bwa__global
fecomercio_rn
governo_do_estado
senac
start
sesc
jvm
sebrae
prefeitura_do_natal
sicoob
odont