
O público de empresários e de potenciais empreendedores das cidades de Janduís, Baia Formosa, Poço Branco, Umarizal, São Paulo do Potengi, Parelhas, Cerro Corá e São Francisco do Oeste já conta com um espaço adequado para registrar negócios e para resolver questões ligadas às atividades empresariais. As oito cidades inauguraram na quarta-feira (5) as Salas do Empreendedor do projeto Município Mais Empreendedor, uma parceria do Sebrae no Rio Grande do Norte com a Assembleia Legislativa, Federação dos Municípios do RN (Femurn) e prefeituras locais. Até agora, 62 cidades já receberam os kits para instalarem os espaços. A iniciativa está investindo R$ 4 milhões para estruturar e padronizar as salas, que funcionam como ponto de atendimento para os empreendedores, em todos os 167 municípios potiguares até o fim do ano, tornando o RN o primeiro estado brasileiro 100% coberto com essa rede de suporte, fomento e estímulo à atividade empreendedora.
rnEm Janduís, a sala funciona no prédio da Secretaria de Agricultura e já está disponível aos mais de 300 empreendedores locais. Já em Baia Formosa, o espaço está situado no Largo Acelmo Gomes da Cruz, na Praça de Eventos do município e o atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e 14h às 17h. O município de Parelhas também já está com a estrutura em operação e a sala está instalada no Espaço Empreendedor da cidade.
rnEm São Paulo do Potengi, os atendimentos são feitos no horário das 8h às 13h e a sala está situada na rua Otávio Lamartine, 114, no Centro da cidade, e deve suprir as demandas de pelo menos 823 Microempreendedores Individuais (MEI) formalizados no município. Em Poço Branco, a solenidade de inauguração da Sala do Empreendedor também foi marcada pela atualização da Lei Geral Municipal da Micro e Pequena Empresa, assinada pelo prefeito Edi Carlos Alexandre na ocasião. A cidade de Umarizal também abriu oficialmente o espaço, que já está realizando atendimento ao público.
rnNesses locais, os empreendedores poderão contar com serviços, como formalização, alteração e baixa do MEI, orientações sobre obrigações do MEI , consulta Prévia de Localização, impressão de CCMEI, impressão do documento do CNPJ, orientação para emissão e impressão do DAS, impressão Relatório de Receita Bruta para o MEI , declaração Anual do MEI (DASN-SIMEI), emissão de Notas Fiscais do MEI e impressão de CND’s. Além disso, os equipamentos funcionam de forma semelhante a uma Agência do Sebrae na cidade, contando com as soluções oferecidas, como capacitações, consultorias, cursos e palestras, serviço de orientação para o crédito em parceria com instituições financeiras e acesso a calendário de editais das compras municipais.
rnFonte: Agência Sebrae RN
07 de outubro de 2022