A Black Friday (BF) deixou de ser apenas uma data comercial no Brasil. Hoje, é um dos períodos mais esperados, tanto pelos vendedores quanto pelos consumidores. E o comércio tem criado inúmeras promoções para estimular os consumidores a comprar com, pelo menos, uma semana de antecedência.
As ações de marketing para atrair a clientela para as lojas cada vez mais cedo na BF foi tema de palestra no segundo dia do Varejo Summit 2022, com a participação de dois executivos da Oracle Brasil: Sabrina Rabinovich, diretora de Vendas, e Lucas Jacoby, diretor de Contas Estratégicas. Online e gratuito, o evento começou na última terça-feira (9/8) e termina hoje (11/8) e tem discutido como o varejo pode aproveitar a Black Friday em um ano de eleições e Copa do Mundo, o que pode abafar as campanhas para o período e prejudicar as vendas.
Para Jacoby, a BF 2022 ficará para a história. “Eu não tenho dúvidas que essa Black Friday vai ser super diferente das outras e uma das maiores no Brasil, principalmente considerando da caminhada da economia brasileira neste segundo semestre”, diz o diretor de Vendas da Oracle.
Nos últimos anos, as lojas que adotaram ações como Black Week e Black November tiveram bons resultados, segundo os especialistas. Isso se deve, especialmente, ao comportamento dos brasileiros, que estão cada vez mais adeptos a comprar online e acompanham atentamente as ofertas ao longo do mês, buscando encontrar os melhores preços e vantagens.
Sabrina Rabinovich apontou sete ações que o varejo precisa realizar o quanto antes para ter sucesso na Black Friday 2022:
A CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas é uma das apoiadoras institucionais do Varejo Summit 2022 e a Varejo S.A. está acompanhando toda a programação. Fique ligado!
Edição: Fernanda Peregrino
Fonte: varejo S.A
12 de agosto de 2022