Presidente do BNB reafirma para empresários, dirigentes do Sebrae-RN e membros do Conselho Deliberativo Estadual compromisso com as MPEs

O Rio Grande do Norte, em termos proporcionais, é o estado que mais recebe destinação de recursos na área de infraestrutura, que induz o desenvolvimento, do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), cujo alvo prioritário é o segmento das micro e pequenas empresas. A afirmação é de José Gomes da Costa, presidente do Banco do Nordeste do Brasil. Com mais de 4,3 milhões de clientes, o banco é o operador exclusivo do fundo constitucional. A declaração foi feita pelo executivo, durante reunião com o Conselho Deliberativo do Sebrae no Rio Grande do Norte (CDE), na tarde desta quarta-feira(15), na sede do Sebrae-RN, em Natal.

rn

“O principal montante de recursos que temos vem do FNE, que tem sido um instrumento para diminuir as desigualdades entre as regiões do país. O Brasil só cresce se a região mais pobre também crescer com o restante do país. É uma grande responsabilidade gerenciar esses recursos para gerar resultados econômicos e sociais ”, explicou o presidente do banco. Até abril deste ano, o Banco do Nordeste já havia liberado mais de R$ 8,3 bilhões em operações de crédito utilizando o dinheiro do fundo. Esse valor equivale a 54% a mais do montante contratado no mesmo período do ano passado, quando a instituição financeira liberou R$ 5,3 bilhões na área onde tem atuação – os nove estados nordestinos e parte de Minas Gerais e Espírito Santo.

rn

O presidente José Gomes da Costa, assim como o superintendente estadual do BNB no RN, Thiago Dantas, foi convidado pelo presidente do CDE, Itamar Manso Maciel, para participar da reunião, que contou com a presença de integrantes da diretoria executiva da instituição José Ferreira de Melo Neto (diretor superintendente), João Hélio Cavalcanti (diretor técnico) e Marcelo Toscano (diretor de operações), além de demais membros do conselho, dentre eles o  presidente a CDL Natal, José Lucena, e  representantes de entidades empresariais e empresários convidados.

rn

Para Thiago Dantas, o encontro desta quarta-feira com os representantes de todas as áreas do setor produtivo do Rio Grande do Norte é fundamental porque, segundo ele, o banco é um relevante financiador de matrizes econômicas do estado. “O Banco do Nordeste responde por 80% do crédito produtivo do RN, sendo 78,5% dos setores urbanos e 79,5 dos setores rurais”, revelou o superintendente do BNB no RN.

rn

Thiago Dantas relatou que, em 2019, foi aplicado quase um R$ 1 bilhão na economia do RN apenas com o FNE. No ano seguinte, foram R$ 1,03 bilhão, patamar que também foi concedido em 2021, sem contar com o crédito de infraestrutura, que no RN atende vários segmentos, sobretudo na área energética, em função da vocação forte na geração, transmissão e distribuição de energias, especialmente a fotovoltaica. “Temos um trabalho muito importante de indução de desenvolvimento em todas as esferas. O banco trabalha todo o orçamento muito preocupado para que esse investimento traga resultados para todo o ecossistema macroeconômico do Rio Grande do Norte”.

rn

O diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, aproveitou a visita dos executivos do Banco do Nordeste para propor ampliação das parcerias. “Primeiro, colocamos o Sebrae à disposição do banco para ajudar no processo de renegociação de débitos e taxas de juros por meio das agências do Sebrae, presentes em várias regiões do estado. Depois, propomos a participação do BNB no Projeto Município + Empreendedor, com representação do banco nas salas do empreendedor que serão instaladas por todo o Rio Grande do Norte”, propôs Melo, reiterando a importância da parceria consolidada através do Crediamigo, que passou a ter funcionamento na Agência Sebrae na Grande Natal, instalada na sede da instituição, na capital potiguar.

Fonte:Sebrae RN

16 de junho de 2022