Brincadeira de amigo secreto deve movimenta R$ 6,7 bilhões no varejo brasileiro



Com as confraternizações de final de ano, as tradicionais brincadeiras de amigo secreto seguem tanto nos eventos familiares, quanto no trabalho e nas escolas. De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, 36% dos consumidores pretendem participar de amigo secreto este ano. Estima-se que 60,1 milhões de pessoas devem participar deste tipo de evento no período do Natal.

rn

Entre os que devem entrar na brincadeira, 53% adoram participar de amigo oculto, 39% consideram que é uma boa maneira de poder presentear gastando menos dinheiro e 14% participam apenas para não serem julgados como antissociais.

rn

Por outro lado, entre os que não pretendem participar, 45% dizem não gostar, 35% não têm o costume no grupo e 23% estão sem dinheiro.

rn

“O amigo secreto é muito mais do que uma simples troca de presentes; é uma poderosa ferramenta de confraternização que permite celebrar o espírito natalino sem exigir grandes despesas individuais. Vemos que a brincadeira é uma boa maneira de presentear gastando menos, o que a torna especialmente atrativa para os consumidores. É uma tradição que movimenta bilhões na nossa economia, mas, acima de tudo, garante que os laços familiares, de amizade e de trabalho sejam fortalecidos de forma leve e acessível a todos”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

rn

Gasto médio será de R$ 72 por presente

rn

Em média, os consumidores pretendem participar de 1,6 eventos de amigo secreto, principalmente entre familiares (69%), com amigos (35%) e com colegas do trabalho (28%). A previsão é que seja gasto a média de R$ 72 com cada presente. Estima-se que a brincadeira movimente R$ 6,7 bilhões no varejo neste final de ano.


05 de dezembro de 2025

Receba por email nossas novidades e fique por dentro

4009-0000

Telefone

Regua de marcas CDL e SPC

logo_govrn
aeba
senac
sebrae
start
logo_ascern
prefeitura_do_natal
viva_o_centro
unimed_natal
odont
fecomercio_rn
governo_do_estado
sesc
jvmcomunicacao
logo_fiern