Entidades do setor de comércio e serviços defendem revitalização da Ribeira

Grupo de trabalho será formado por secretários municipais, técnicos e representantes da CDL Natal, Fecomércio/RN e Associação Comercial

Representantes das Entidades do setor de comércio e serviços se reuniram com o prefeito Natal, Álvaro Dias, na tarde da quinta-feira 06/05 para tratar de ações de revitalização do bairro da Ribeira. O vice-presidente da CDL Natal Bruno Alcides esteve presente e desatacou a importância da Ribeira para economia de Natal “O Bairro da Ribeira tem grande potencial econômico e turístico. É lá que está localizado porto, é um bairro histórico, precisamos fazer a economia girar naquela região, e isso só vai acontecer com a revitalização, e investimento por parte do poder público e apoio da iniciativa privada, que é o que estamos defendendo aqui hoje”, afirmou Bruno.

Na oportunidade, foi definida a criação de um grupo de trabalho para unificar e formatar o planejamento das iniciativas que serão executadas. O grupo é formado por secretários municipais, técnicos e representantes da Fecomércio/RN, Associação Comercial e CDL Natal.

Álvaro Dias reforçou o compromisso da gestão em dotar a Ribeira de uma estrutura que possibilite a chegada de empresas, empreendimentos imobiliários e equipamentos públicos de qualidade com o objetivo de fazer com que a população redescubra o bairro: “É uma área rica e de muito potencial. Precisamos voltar nossos olhos para a Ribeira, a nossa gestão não vai medir esforços para recuperar o sítio histórico”, pontuou.

Após a reunião ocorrida no Palácio, o prefeito, secretários municipais e os representantes das entidades empresariais visitaram a Rua Chile e o Beco da Quarentena, endereços localizados no sítio tombado pelo patrimônio histórico que a Prefeitura tem interesse em interferir para a retomada da revitalização.

O Beco da Quarentena, localizado entre as ruas Frei Miguelinho e Chile, tem uma longa história associada à boemia da cidade e a história da capital. No começo do século 20, abrigava doentes que chegavam a Natal de navio e também prostíbulos. A travessa já foi cenário de filmes, livros e palco para shows e festas. E já existe um projeto para recuperação por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). “Vamos recuperar as áreas para que as pessoas possam conviver e atrair negócios e moradia para o bairro” pontuou o prefeito.

A comitiva também visitou os dois mais antigos clubes de remo localizados às margens do Rio Potengi, o Sport Club de Natal e o Centro Náutico Potengy, fundados em 1915.

Passaram também passou por alguns prédios do largo da Rua Chile e visitaram o Terminal Marítimo do Porto de Natal, sendo recebido pelo diretor técnico e comercial da Companhia Docas do RN (Codern), Francisco Mont'alverne Pires. Entre os assuntos conversados, parcerias para realização de eventos culturais após a reabertura das atividades e integração nas ações para os bairros Ribeira e Redinha com as obras propostas pelo município principalmente na área do trapiche na outra margem do rio Potengi.

10 de maio de 2021